Construção do Novo Atravessamento da Barragem Hoover
A construção da nova ponte sobre o rio Colorado, junto à barragem Hoover, teve como principal objectivo ultrapassar os problemas de congestionamento de tráfego, provocados pelas restrições de circulação sobre a barragem. Esta ponte, que abriu ao tráfego no final de 2010, é a peça central de um enorme projecto de construção denominado Complexo de Bypass da Barragem Hoover.
A construção iniciou-se em Janeiro de 2005, de forma algo atribulada, devido problemas de financiamento, que foram prontamente ultrapassados devido à importância fundamental do projecto, que permitiria ligar de forma eficiente, por auto-estrada, o estados do Arizona e Nevada. Em 2006 a obra sofreu novo percalço, quando as torres onde estavam amarrados os cabos de suporte da grua suspensa, colapsaram sob acção de ventos intensos.
O tabuleiro tem cerca de 600 m de comprimento e foi construído sobre um arco duplo de betão armado em pré-esforço, com 320 m de vão. Esta estrutura massiva, que exigiu 7300 toneladas de aço de reforço, 600 km de cabo de aço e 23 mil metros cúbicos de betão, situa-se a 270 m acima do Rio Colorado, sendo a sétima ponte mais alta do mundo. Os pilares extremantes têm cerca de 90 metros de altura.

O projecto e construção custaram 240 milhões de dólares, envolvendo, de forma permanentemente ao longo de 5 anos, 1200 operários e 300 engenheiros.
A integração harmoniosa com uma das mais marcantes obras de Engenharia Civil de todos os tempos, a Barragem Hoover, granjeou-lhe reconhecimento internacional, atraindo milhares de turistas, desde a sua recente inauguração.
fonte: Engenharia Civil.com